Comércio Tradicional: Entre Desafios e Memórias
Olá meninas, bem-vindas a mais uma semana no meu blog!
Esta semana, o tema que quero abordar convosco é o fato do Comércio Tradicional ser tão prejudicado. Aqui no Norte, há uma diferença brutal em relação ao Sul: os parques dos shoppings são todos grátis. Assim sendo, a maioria das pessoas opta pelo Centro Comercial.
Muitas de vocês não têm noção e acham que Matosinhos é uma zona privilegiada, mas nestas alturas, falo por mim, estamos em desvantagem em relação aos shoppings porque o estacionamento da rua é pago e, depois, na minha zona Metropolitana, à minha volta, tenho 3 centros comerciais muito fortes:
- Norte Shopping (O Imbatível)
- MarShopping
- Outlet Vila do Conde
- Arrábida Shopping
Fica super difícil trabalhar nesta altura, as lojas de rua só são procuradas nos últimos 3 dias porque está tudo muito escolhido nas Grandes Superfícies. Um mês inteiro e os últimos 3 dias são a loucura. Com o tempo, foi-se perdendo a tradição, o que é uma pena.
Saudades do tempo da rua cheia, com as pessoas a passear com os sacos de presentes. Saudades dos vizinhos a irem à loja uns dos outros a perguntar se têm trocos, se emprestam um saco, se têm um pedaço de fita para embrulho. Saudades do calor humano das conversas diárias, dos encontros no café!
Apesar de tudo isto, eu, com 20 anos de comércio, ainda tenho aquelas clientes fiéis. Podem não acreditar, mas já atendo 3 gerações. A avó que comprava para a filha e para a neta, hoje é a neta que compra para a avó e para a mãe... é lindo!
Apelo a vocês, meninas, nesta altura, ajudem o comércio tradicional, nem que seja um mimo. O atendimento é diferente, o calor humano também! Para finalizar a conversa desta semana, só quero relembrar que a nossa loja está com mega promoção e podem adquirir os vossos produtos preferidos a um preço espetacular!
Façam compras no comércio tradicional, visitem-nos na Rua Brito Capelo, 984, Matosinhos Sul.
Um beijo nos vossos corações, até para a semana, com carinho.
Carla Valente